Fecomércio AP lança campanha “Comércio Seguro”

Iniciou nesta quinta-feira (18) a Campanha Comércio Seguro que tem como objetivo orientar empresários sobre as exigências estabelecidas no Decreto n°2.236/2020 da Prefeitura Municipal de Macapá, o qual dispõe sobre as condições para a Retomada Gradual das Atividades Econômicas. A equipe é composta por 80 integrantes, colaboradores do Sistema Fecomércio AP, Sesc, Senac e IPDC.

Na ocasião, os estabelecimentos recebem um kit com cartazes informativos, máscaras e adesivos para marcar o distanciamento social entre os clientes. Além disso, é entregue uma ficha de acompanhamento assinada pelo responsável da empresa aonde constam as principais medidas que o estabelecimento deve adotar para o exercício das atividades.

O presidente da Fecomércio AP, Eliezir Viterbino, acredita que a campanha é uma forma de demonstrar que o comércio nunca foi vetor de contágio e executar os protocolos de prevenção e segurança pontuados pelo Plano apresentado aos órgãos públicos. “Os protocolos sendo cumpridos inclusive com as orientações educativas do sistema Fecomércio, tem um grande objetivo de que continuemos aberto. Mas, não esquecer que nós somos os responsáveis pelas demais atividades que possam abrir”, disse Eliezir.

Ainda segundo o presidente, todo cliente deve ficar atento e cobrar as medidas de segurança. “Nesse momento é importante que o cliente adote a postura de comprar onde se sinta seguro e seguro está onde cumprem os protocolos e esse é o nosso grande trabalho durante esse momento de campanha junto com todo sistema Fecomércio”, afirma Viterbino.

O Plano de Ação da Campanha está divido por zonas e será realizado por duas equipes que fazem a orientação pelo tempo máximo de 30 minutos. As atividades funcionam das 9h às 13h pela manhã e das 14h às 18h no período da tarde. Todos os membros estão identificados com a camisa e devidamente equipados. Ana Célia, Diretora de Programas Sociais do Sesc, afirma que as atividades vão se estender até a próxima semana. “São várias frentes que estão em dupla para que possamos fazer a campanha, o treinamento foi realizado pela equipe de saúde do Sesc e abordou o protocolo que é seguido pelo decreto municipal e as principais prioridades para que o comércio retorne as atividades”, disse Ana.

O Supermercado Santa Lúcia foi um dos primeiros a receber orientação, e mesmo antes disso já cumpria os protocolos. Mas, segundo o diretor do estabelecimento, Marco Silva, a Campanha é importante, pois contribui e agrega conhecimento para sua equipe. “A Federação é muito atuante, então, sempre esperamos alguma coisa e é o que ela está fazendo. Faremos a distribuição desses cartazes entre as nossas lojas o mais rápido possível, quanto mais informação os clientes tiverem, o resultado será mais positivo”, afirma Marcos.

Para o diretor da Maranata Construção, Vicente Ferrer, a Campanha veio em uma bora hora. “Nem todo mundo consegue ter o acesso a informação necessária, então, disponibilizando tanto para o grande comerciante quanto ao pequeno os procedimentos e processos de combate ao covid-19, é fantástico e manterá o comércio seguro e aberto”, conta Vicente. Ainda segundo ele, o comércio é feito do pequeno ao grande empresário e todos precisam cumprir com as exigências para evitar que as atividades econômicas voltem a ser sacrificadas.

Com o Retorno Gradual do Comércio de Santana, segundo maior município do Estado, anunciado também nesta terça-feira (16), a Campanha poderá se estender aos estabelecimentos dessa região.

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